Estou conhecendo BH correndo, você que me lê, já deve saber.
Depois de seis missões em pontos diferentes da cidade, eis que me deparo, pela primeira vez, com a chuva. Não que isso seja um problema: na verdade, eu adoro correr na chuva.
O ponto de partida foi a Avenida José Cândido da Silveira, região Leste da capital mineira. A pista de corrida e caminhada tem aproximadamente 2,2 km com retas, subidas e descidas e fica entre a Avenida Cristiano Machado e a Rodovia MG-5, que leva à vizinha Sabará.
Cheguei ao local por meio do metrô, pela estação que leva o mesmo nome da avenida. Mais alguns passos e já estava na pista de corrida e caminhada. Apesar de ser uma via conhecida na região, o movimento era pequeno às 8h da manhã. O céu nublado com sinais de chuva forte espantou muita gente.
Quando a chuva de fato caiu, as poucas pessoas que ainda corriam, começaram a procurar um local para se esconderem. Eu, pelo contrário, permaneci determinado a completar o trajeto. Banho bom, afinal, é banho de chuva.
Para os poucos corredores que continuaram, aproveitei para alertá-los sobre os perigos e buracos da pista, evidenciados pela chuva. Já havia ouvido falar das imperfeições da Avenida José Cândido. De maneira geral, as pistas de corrida e caminhada de Belo Horizonte necessitam urgentemente de investimentos. Daí a necessidade de explorar cada vez mais a cidade e conhecer novos lugares para correr.
Apesar da pista irregular, a Avenida José Cândido é sim uma opção para os corredores da zona Leste da capital mineira. É preciso, claro, ficar de olho na pista para garantir a própria segurança.
Tem também o lado bom de correr na José Cândido: a pista é cercada pelo verde, o que confere ao treino um ar de corrida no campo. Para alongar e aquecer, é possível aproveitar o espaço onde estão duas instalações da Academia da Cidade da Prefeitura de Belo Horizonte. As áreas são de fácil acesso e bem movimentadas.
Eu listaria os pontos positivos e negativos de se correr lá, da seguinte forma:
Pontos positivos
- Proximidade com a Estação de Metrô e Rodoviária, com acesso a banheiros e bebedouros públicos;
- Pista arborizada, garantindo proximidade com a natureza;
- Policiamento circulando pela região;
- Avenida de fácil acesso, pois liga as regiões Leste e Nordeste da cidade.
Pontos negativos
- Alguns pontos da pista alagam com a chuva. Esteja preparado para molhar o tênis;
- A pista está rachada e com buracos em alguns pontos. Aumente a atenção e olhe para o chão;
- A pista é estreita. Em determinados trechos não cabem duas pessoas;
- Em alguns horários a avenida fica muito cheia, o que pode atrapalhar o seu treino;
- A pista é dividida em determinados pontos. É preciso cuidado e atenção ao atravessar.
É isso aí, galera. Treino de lavar a alma e percurso aprovado. Eu? Tô #ConhecendoBHCorrendo. E você? #VemComigoUai.