[CBHC] #D7 Avenida José Cândido da Silveira

Estou conhecendo BH correndo, você que me lê, já deve saber.

Depois de seis missões em pontos diferentes da cidade, eis que me deparo, pela primeira vez, com a chuva. Não que isso seja um problema: na verdade, eu adoro correr na chuva.

O ponto de partida foi a Avenida José Cândido da Silveira, região Leste da capital mineira. A pista de corrida e caminhada tem aproximadamente 2,2 km com retas, subidas e descidas e fica entre a Avenida Cristiano Machado e a Rodovia MG-5, que leva à vizinha Sabará.

Cheguei ao local por meio do metrô, pela estação que leva o mesmo nome da avenida. Mais alguns passos e já estava na pista de corrida e caminhada. Apesar de ser uma via conhecida na região, o movimento era pequeno às 8h da manhã. O céu nublado com sinais de chuva forte espantou muita gente.

Quando a chuva de fato caiu, as poucas pessoas que ainda corriam, começaram a procurar um local para se esconderem. Eu, pelo contrário, permaneci determinado a completar o trajeto. Banho bom, afinal, é banho de chuva.

conhecendo BH correndo

Para os poucos corredores que continuaram, aproveitei para alertá-los sobre os perigos e buracos da pista, evidenciados pela chuva. Já havia ouvido falar das imperfeições da Avenida José Cândido. De maneira geral, as pistas de corrida e caminhada de Belo Horizonte necessitam urgentemente de investimentos. Daí a necessidade de explorar cada vez mais a cidade e conhecer novos lugares para correr.

Apesar da pista irregular, a Avenida José Cândido é sim uma opção para os corredores da zona Leste da capital mineira. É preciso, claro, ficar de olho na pista para garantir a própria segurança.

Tem também o lado bom de correr na José Cândido: a pista é cercada pelo verde, o que confere ao treino um ar de corrida no campo. Para alongar e aquecer, é possível aproveitar o espaço onde estão duas instalações da Academia da Cidade da Prefeitura de Belo Horizonte. As áreas são de fácil acesso e bem movimentadas.

Eu listaria os pontos positivos e negativos de se correr lá, da seguinte forma:

Pontos positivos

  • Proximidade com a Estação de Metrô e Rodoviária, com acesso a banheiros e bebedouros públicos;
  • Pista arborizada, garantindo proximidade com a natureza;
  • Policiamento circulando pela região;
  • Avenida de fácil acesso, pois liga as regiões Leste e Nordeste da cidade.

Pontos negativos

  • Alguns pontos da pista alagam com a chuva. Esteja preparado para molhar o tênis;
  • A pista está rachada e com buracos em alguns pontos. Aumente a atenção e olhe para o chão;
  • A pista é estreita. Em determinados trechos não cabem duas pessoas;
  • Em alguns horários a avenida fica muito cheia, o que pode atrapalhar o seu treino;
  • A pista é dividida em determinados pontos. É preciso cuidado e atenção ao atravessar.

É isso aí, galera. Treino de lavar a alma e percurso aprovado. Eu? Tô #ConhecendoBHCorrendo. E você? #VemComigoUai.

josé candido da silveira

 

Faça uma aula experimental gratuita