A última parada do projeto Conhecendo BH Correndo foi em um dos famosos pontos de corrida da cidade: a Avenida dos Andradas, na região Leste. O trajeto não foi bem uma novidade, pois já havia treinado por lá algumas vezes. O mais surpreendente, no entanto, foi redescobrir um lugar que eu achava que já conhecia.
Isso mesmo! Você, por exemplo, sabia que a Avenida dos Andradas tem quase 5 km de pista de corrida e caminhada? Eu, iludido, acreditava que se tratavam apenas dos 2 km entre a Avenida do Contorno e a Avenida Silviano Brandão.
Ledo engano: existe muito mais depois da “parte famosa” da Avenida dos Andradas. Depois do cruzamento com a Avenida Silviano Brandão (sentido bairro), a pista continua, com um trecho inclusive fechado para carros e livre para pedestres e corredores. Mesmo sem a demarcação de pista de ciclismo e corrida, os esportistas que por lá passam se respeitam e convivem bem.
O trecho é agradável e o corredor é brindado por uma mata, rica em árvores e flores, que margeia a pista. A animação da galera que treina por lá também é um ponto positivo. Nesse trecho, em especial, me alinhei displicentemente com um senhor que corria a aproximadamente 14 km/h. Eu que estava ali para me divertir, fotografar e conhecer, confesso que tive certa dificuldade em acompanhá-lo, mesmo que por alguns metros. Na primeira oportunidade que tive, perguntei o nome dele e a idade – Ronaldo, 62 anos, alguns deles dedicados à corrida -, conversamos rápido (faço o máximo para não atrapalhar o treino alheio!) e nos despedimos.
Além da galera animada, outra vantagem do local é a largura da pista que, mesmo cheia, permite que cada corredor prossiga no ritmo dele sem dificuldades. Algo inusitado foi correr tão próximo da linha férrea. Ver o metrô passando pertinho é muito bacana e até ajuda a aumentar o ritmo da corrida… #Sóquenão!
Faltou no trajeto pontos de hidratação e banheiros (alô poder público!), que foram minimizados pela presença do Shopping Boulevard e da Câmara Municipal de Belo Horizonte que ficam bem próximos e podem ser utilizados.
No total, percorri 4,9 km entre o início da pista (próximo ao shopping) e a estação de tratamento da Copasa. Um trecho bem legal e que merece uma nova visita!
Eu?! Tô conhecendo BH correndo. E você?! Tá nessa? Vem comigo uai!