Os atletas da natação, do ciclismo e da corrida são exemplos de coragem e superação. Mas há quem prefira um desafio ainda maior, encarando as exigências do Triathlon (ou triatlo, em português), que reúne as 3 atividades em um único esporte.
Quer conhecer mais dessa modalidade que vem ganhando cada vez mais popularidade e que chegou ao hall dos esportes olímpicos? Confira a seguir 5 curiosidades sobre o Triathlon, que selecionamos para você.
1. O início, nos Estados Unidos
A primeira competição de Triathlon aconteceu na cidade norte-americana de San Diego, em 1974. Jack Johnstone e Don Shanahan reuniram 46 competidores, entre homens e mulheres, em um percurso de 460 metros a nado, seguido de 8 km de ciclismo e mais 9,6 km de corrida. A ideia era usar essa combinação entre os esportes para avaliar o desempenho dos atletas que retornaram das férias.
A sequência natação, ciclismo e corrida continua a mesma, mas as distâncias percorridas foram alteradas. Hoje, as provas oficiais não podem ultrapassar o percurso total de 51,5 quilômetros, tanto para homens quanto para mulheres.
O esporte chegou ao Brasil em 1981, mas a primeira competição oficial só ocorreu em 1983.
2. Ironman: o Triathlon no limite da resistência física
O esporte só ficaria famoso alguns anos depois. Em 1978, no Havaí, o americano John Collins decidiu realizar uma competição de Triathlon que levasse os atletas ao limite, aumentando as distâncias da primeira edição.
Surgia assim o Ironman. O desafio foi aceito por 15 atletas, que concluíram o percurso de 3,8 km de natação, 180 km de bicicleta e 42 km de corrida, a mesma distância da maratona. Atualmente existe um circuito mundial com 139 provas de Ironman. Normalmente as provas duram 9 horas, mas o tempo limite pode chegar a 17 horas.
Para quem pretende se tornar um atleta e não pode encarar essa super prova, uma opção é o short Triathlon, que tem um percurso de 750 metros a nado, 20 km de bicicleta e 5 km de corrida.
3. Modalidade olímpica, desde 2000
O esporte entrou para o programa de modalidades olímpicas nos jogos de 2000, em Sydney. As distâncias são diferentes do short Triathlon e do Ironman. Os triatletas fazem 1,5 km do percurso nadando, 40 km de ciclismo e fecham a prova correndo 10 km.
A Austrália é o país com mais medalhistas: são 5 ao todo, 2 de ouro, 1 de prata e 2 de bronze. O grande nome do Triathlon olímpico é o inglês Alistair Brownlee, campeão em Londres, em 2012, e no Brasil, em 2016.
4. Um esporte de elite
Não podemos seguir com as curiosidades sobre o Triathlon sem mencionar um item importante a ser considerado por quem pretende adotar esse esporte: os custos.
O treinamento intenso a fim de que o atleta de alta performance consiga completar todo o percurso, as inscrições para as competições e os custos com bicicleta colocam o Triathlon entre os esportes de elite.
5. Estratégias para a vitória
Todos os triatletas partem em iguais condições, mas alguns fatores fazem a diferença, como as ondas e a maré, durante a prova de natação. Quanto mais agitada estiver a água, os atletas que nadam melhor saem favorecidos.
E não é sair da água e correr para completar a etapa de ciclismo. Os competidores precisam deixar a touca e os óculos em uma caixa e só depois colocar o capacete e pegar a bicicleta.
No ciclismo, têm uma tática. Para administrar a energia e recuperar o tempo perdido na natação, andam em filas ou blocos e, assim, aproveitam a ausência do vento e pedalam com maior velocidade.
O mesmo cuidado com os equipamentos acontece depois de completar a etapa de ciclismo. Os atletas empurram suas bicicletas até o local apropriado. Lá, calçam os tênis e saem para a corrida, etapa em que as provas costumam ser decididas. Exaustos, reúnem todas as suas forças e se transformam em exemplo de superação.
Curtiu essas 5 curiosidades sobre o Triathlon? Confira também nossas dicas de sucesso para arrasar na preparação de maratona!