[CBHC] #D13 Correr na Praça da Liberdade

Sumário

Correr para conhecer um lugar famoso é um exercício interessante. Você tem a oportunidade de explorar novos ângulos e observar detalhes que em geral passam despercebidos a um visitante.

Foi assim na última missão do projeto Conhecendo BH Correndo. Importante conjunto arquitetônico e paisagístico da cidade, a Praça da Liberdade, na região Centro-Sul, acolhe também inúmeros praticantes de atividades físicas que se beneficiam de um raro contato com a natureza em uma cidade tão urbana.

Cheguei um pouco antes das 8 horas da manhã. Telma, minha esposa, me acompanhou dessa vez. Como sabíamos que chegaria mais alguém, aguardamos para um pequeno alongamento. O espaço ao redor do coreto, na área central da praça, é perfeito para esse preparo ao exercício.

Logo chegaram Lucila e sua sobrinha, Lílian, e também a Yarima, que nos acompanha nas redes sociais e apareceu para correr com a gente. Como sempre faço, sugeri um pequeno percurso a quem ia me acompanhar em mais essa exploração pela cidade.

Algumas sugestões, realinhamos o trajeto, mais uns minutinhos para caso aparecesse mais alguém. E chegou a Isabela, motivada e já no pique. Partimos então para conhecer a Praça da Liberdade correndo.

Fizemos um percurso em formato de 8: rodamos a praça, em seguida passamos pela praça José Mendes Júnior, descemos a Rua da Bahia, contornarmos a Biblioteca Pública Municipal e retornamos pela avenida João Pinheiro. Pelo percurso que montamos, conseguimos variar entre retas, subidas e descidas. O que é interessante em treinos, pois varia o ritmo e o esforço do atleta.

Na volta para a praça, uma grata surpresa é o bebedouro público, ponto positivo. Já banheiro público não tem, como em toda a cidade. Durante a semana, é possível utilizar os da Biblioteca. Mas aos domingos ela não abre.

A limpeza da praça é um destaque. Mesmo com o trânsito intenso de pessoas, a praça está sempre bem cuidada. Outro ponto positivo é a localização e o fácil acesso. Vindo de qualquer uma das regiões da cidade, você chega com facilidade até a praça. Cuidado somente ao ir de carro: você terá certa dificuldade para estacionar.

Os corredores precisam ter um pouco de atenção com a pista de corrida e caminhada que circunda a praça e tem pouco mais de 500 metros. Ela é irregular e esconde pedaços soltos ou rachados, que podem gerar tropeções e quedas.

Depois das 8h30, a praça já estava bem cheia. Durante a semana, o movimento começa um pouco mais cedo, a partir das 7h. Depois das 18h30, a praça volta a ficar cheia, o que pode dificultar a realização de treinos de velocidade ou funcional.

Correr na Praça da Liberdade significa ainda admirar várias construções arquitetônicas e que têm muito significado e importância para a cidade. Basílica de Lourdes, Casa Fiat de Cultura, Centro Cultural Banco do Brasil, Museu de Minas e do Metal, o cartão-postal Edifício Niemeyer, foram alguns dos locais pelos quais passamos.

praça da liberdade 2

Começar o domingo correndo com as meninas foi muito bom. Apesar de criticada por muitos corredores, a praça continuará sendo uma das referências para aquela corridinha!

Para iniciantes principalmente, a praça é sim um local interessante para correr.

Mesmo já tendo passado pela Praça da Liberdade algumas vezes, saí de lá encantado, como poucas vezes fiquei.

Eu? Vou continuar Conhecendo BH Correndo. E você?! Vem comigo, uai!

[CBHC] #D7 Avenida José Cândido da Silveira

Estou conhecendo BH correndo, você que me lê, já deve saber. Depois de seis missões em pontos diferentes da cidade, eis que me deparo, pela primeira vez, com a chuva. Não que isso seja um problema: na verdade, eu adoro correr na chuva. O ponto de partida foi a Avenida

Leia mais »
Sem Categoria

5 dicas certeiras para encarar a Meia Maratona de BH

Para que a sua experiência nos 21 km seja marcante, é sempre importante levar em consideração as características do percurso e do clima e as belezas cênicas do local. Com um calendário cada vez mais extenso de opções no país, a Meia Maratona de BH pode ser uma boa pedida

Leia mais »
42K

Maratona : tire suas dúvidas e complete a sua primeira!

Para quem nunca correu uma maratona, encarar os primeiros 42km pode ser um desafio e tanto. Isso porque a competição exige alto nível de treinamento e preparação psicológica para lidar com o ritmo intenso. Se você deseja realizar sua primeira maratona em 2018, existem estratégias que podem ser seguidas para

Leia mais »