Se o projeto Conhecendo BH Correndo fosse um filme, Belo Horizonte seria o artista principal, eu, o ator coadjuvante, e seria recheado de participações especiais: você que acompanha o projeto, admira, incentiva e, de um modo ainda mais especial, aquelas pessoas que abrem mão de um pedacinho do domingo para conhecer a capital mineira correndo comigo.
Tive esse privilégio na minha última missão. Contei com apoio de uma dupla companhia: Paula (Assunção) e Paula (Pinheiro), o mesmo nome e a mesma motivação: a corrida. Claro que quem corre acompanhado não pode se preocupar muito com ritmo e desempenho e foi o que aconteceu: nos concentramos em aproveitar o momento e colocar o papo em dia.
O ponto de encontro foi em frente ao Shopping Norte, na Zona Norte de Belo Horizonte. A meta era percorrer a Avenida Vilarinho, a mais famosa da região. Onde um dia o córrego Vilarinho corria a céu aberto, hoje é um mar de asfalto, com trânsito intenso e comércio movimentado.
Eu particularmente gosto dessa “corrida urbana”, de estar entre as pessoas e disputar espaço com os carros. É evidente que esse tipo de cenário exige de nós muito mais atenção. Não dá para correr com fone de ouvido, é preciso ficar ligado na pista e atento aos sinais de trânsito.
A pista destinada a pedestres (2.450 metros) e ciclistas (2.600 metros) localizada no canteiro central da avenida ajudou a trazer mais segurança à prática esportiva. Como o número de ciclistas na pista era pequeno no domingo em que fizemos a visita, sobrou ainda mais espaço para nós, corredores.
Percorremos quase 6 km e, no final da ciclovia sentido bairro, tivemos uma boa notícia: a ampliação da pista até o final da avenida já está sendo realizada. Outro ponto positivo é que a Avenida Vilarinho é de fácil acesso, seja de carro, metrô ou Move.
O que falta, como em diversos pontos da cidade, são pontos de hidratação e banheiro público. Na falta deles, a gente precisa encontrar um jeitinho de se virar. Uma boa estratégia é ter sempre um ponto de apoio como referência durante o percurso. No caso da Vilarinho, o Shopping Norte atende bem essa necessidade.
Correr na Avenida Vilarinho valeu a pena: foi divertido e merece nova visita!
Eu? Tô Conhecendo BH Correndo. E você? Vem comigo uai!