[CBHC] #D12 Correr na Praça da Assembleia

Sumário

Já pensou em correr na Praça da Assembleia? O projeto Conhecendo Belo Horizonte Correndo chegou à uma das principais praças da capital mineira. O foco, dessa vez, não foi conhecer o local, mas apresentar aos colegas atletas as vantagens e desvantagens de treinar por lá, além das belezas e curiosidades do entorno.

Apesar da distinta praça não ser bem uma novidade para mim – ela é, na verdade, o meu local de treino oficial durante a semana –, foi surpreendente perceber como detalhes do lugar passam despercebidos na correria do dia a dia.

Após a recente reforma, a praça tomou novos ares. Agora mais arborizada e com jardins bem cuidados, ela me faz lembrar (bem de longe!) algumas praças europeias. Com novas pinturas e adereços, o espaço está de encher os olhos.

Para desbravar o local, contei com a ajuda da Marcelle, da página Divan Fitness, dos amigos Fernando e Daniel e da Aline Oliveira, do blog Corra Leve e minha parceira de treinos na Aqui é Roots. Quer alegria maior que essa: voltar com o projeto em 2016 e logo “de cara” ganhar novos amigos na corrida?

assembleia bh

Depois das apresentações, acertamos o percurso a ser feito, alongamos e esperamos alguns minutinhos para ver se alguém mais aparecia. E apareceram: a Natália, outra colega de treinos, e sua amiga, Mabel.

Iniciamos o trajeto pelo coreto, bem no centro da praça, onde se encontra o famoso marco do triângulo de bronze, o mesmo que enfeita a bandeira mineira; o púlpito que já recebeu discursos famosos; a fonte, que infelizmente fica desligada durante o dia; a Igreja de Nossa Senhora de Fátima e o playground.

Seguimos pela Rua Rodrigues Caldas (sentido Centro), Rua Juiz de Fora, Rua Martim de Carvalho e Avenida Olegário Maciel, contornando toda a praça e entorno. Com os semáforos e cruzamentos do trajeto foi preciso atenção. Eles acabam dificultando a manutenção do ritmo e a concentração no treino.

Treinar em grupo na praça foi um ponto positivo. Além da questão da segurança, a animação e motivação se mantiveram em alta. Mesmo sem nos conhecer muito bem, mantínhamos o ritmo e não deixamos ninguém para trás.

Após uma pequena pausa para água – sim, a praça conta com bebedouros públicos, partimos para conhecer o entorno. Percorremos os quarteirões do CREA-MG e da sede mineira do Banco Central do Brasil. Depois seguimos pelas avenidas Olegário Maciel, do Contorno (trincheira) e Avenida Álvares Cabral, onde passamos em frente ao prédio da Justiça Federal. Continuamos pela Rua Matias Cardoso, Dias Adorno e chegamos novamente à Praça Carlos Chagas, nome de batismo da Praça da Assembleia.

Outras ruas da região também têm trechos pouco movimentados e rendem um bom trote: a Avenida Barbacena e o quarteirão do parque Rosinha Casar, que fica entre as ruas Matias Cardoso, Ouro Preto, e Rodrigues Caldas.

Todo o trajeto rendeu 8 km, em ritmo moderado. A conclusão é de que a região é ideal para treinos de subidas curtas e rodagens com velocidade progressiva. Com algumas ressalvas, a Praça da Assembleia é um local que eu indicaria para treinos. Algumas assessorias, inclusive a Aqui é Roots, tem ali um ponto fixo durante alguns dias da semana.

Durante a semana é possível até utilizar os banheiros da Assembleia Legislativa. Aos domingos, infelizmente, não há essa opção. A praça tem ainda aquelas academias a céu aberto. Uma ótima alternativa para quem ainda não se rendeu à corrida.

A Praça da Assembleia é, com certeza, um ótimo local para treinar ou simplesmente passear com a família e amigos. Adorei o domingão e desvendar a praça mais de perto. Adorei ainda mais a companhia. Por isso, apareçam sempre!

Eu?! Tô Conhecendo BH Correndo. E você? Vem comigo, uai!

praça da assembleia

 

Funcional

Como encontrar um estúdio de treinamento funcional com horários noturnos?

Como encontrar um estúdio de treinamento funcional com horários noturnos? Explore dicas valiosas para encontrar um estúdio de treinamento funcional com horários noturnos que se adeque à sua rotina, promovendo sua saúde e bem-estar Keywork:  Estúdio de Treinamento Funcional Buscar um estúdio de treinamento funcional com horários noturnos pode parecer

Leia mais »
Sem Categoria

5 dicas certeiras para encarar a Meia Maratona de BH

Para que a sua experiência nos 21 km seja marcante, é sempre importante levar em consideração as características do percurso e do clima e as belezas cênicas do local. Com um calendário cada vez mais extenso de opções no país, a Meia Maratona de BH pode ser uma boa pedida

Leia mais »