Corrida de rua: entenda a febre por trás dessa modalidade de treino

A corrida de rua nos últimos anos recebeu milhares de novos praticantes. De 2011 até 2016 o número de pessoas que realizam essa modalidade dobrou. São milhares de atletas amadores buscando a melhora da saúde, um corpo mais atlético e uma atividade prazerosa para realizar durante a semana.

Se tornando um dos esportes mais populares em todo o Brasil, muitas pessoas se perguntam o porquê da atual febre que aparenta continuar crescendo nos próximos anos.

Se você é uma dessas pessoas curiosas, nós recomendamos que você continue lendo este texto! Quem sabe você não vira mais um corredor(a) entre nós?

 

Um esporte sem barreiras

Um dos primeiros motivos que fazem com que a corrida de rua tenha se popularizado tanto nos últimos anos é a sua facilidade para iniciar. Basicamente não existem impedimentos; tudo que uma pessoa precisa é de um bom tênis — que deve ser apropriado para modalidade — e de disposição para iniciar os seus treinos.

Não existe mensalidade, horários marcados e local fixo para realizar essa atividade, o que desperta a atenção de muitas pessoas que não conseguem manter uma rotina fixa durante a semana.

Você pode correr no seu bairro, na praia e em qualquer lugar que você desejar. E isso faz com que a corrida seja de certa forma um sinônimo de liberdade e diversão, uma vez que ela pode se transformar em uma grande fonte de lazer entre as pessoas que praticam esse esporte.

 

A flexibilidade de treino e a possibilidade de competir

Além da flexibilidade de horário e da flexibilidade geográfica, ainda existe a flexibilidade de treino. Você pode optar por correr sozinho ou em grupo, e esse é outro grande fator para a popularização do esporte.

Por ser um esporte que não tem muitos requisitos, você pode chamar seus amigos para um treino no fim de semana ou pode optar por treinar de maneira individual pelo tempo que achar conveniente.

E para aqueles que procuram uma atividade mais séria, há a facilidade para realizar consultorias para melhorar a sua performance e a possibilidade de competir durante o ano. São dezenas de maratonas em todo os Estados do Brasil, e esse é mais um atrativo para aquelas pessoas que desejam testar os seus limites. Muitas vezes, o único requisito para competir é a taxa de inscrição, que varia de competição para competição.

 

Os benefícios de saúde da corrida de rua

Por fim, nós podemos mencionar que a corrida de rua traz vários benefícios para os seus praticantes. O alívio do estresse, a diminuição da ansiedade, a queima de gordura corporal, o aumento do metabolismo, de energia e do condicionamento físico são alguns dos benefícios que já podem ser sentidos nas primeiras semanas.

A musculatura das pernas e do abdômen são fortalecidas durante os treinos e, no geral, você se torna uma pessoa mais saudável e mais apta a realizar qualquer atividade do seu cotidiano. Nada mal para um esporte tão barato, não é verdade?

Esse foi o nosso artigo sobre a popularização da corrida de rua. Esperamos que você tenha gostado!

Se quiser saber um pouco mais sobre o esporte, leia também: Conheça as maratonas mais bonitas do mundo. Certeza que você vai gostar!

Faça uma aula experimental gratuita