Descubra qual o melhor tênis de corrida para cada tipo de treino

Qual o melhor tênis de corrida? Você saberia responder? Certamente essa é uma pergunta bem difícil, uma vez que existem centenas de modelos disponíveis no mercado de artigos esportivos. Cada modelo apresenta suas peculiaridades e benefícios que variam de acordo com o terreno em que a corrida é praticada.

Para que você fique despreocupado na hora de comprar o seu novo modelo, nós criamos este artigo para descomplicar a sua vida. Ficou interessado (a) em saber mais sobre o assunto? Continue lendo!

Para quem vai correr na rua

Se você deseja correr na rua, você tem à sua disposição três modelos para escolher:

Tênis de corrida

Esse calçado é aquele que todos nós vemos com maior frequência nas vitrines das lojas de artigos esportivos e são aqueles que nós conseguimos identificar com mais facilidade. Eles têm amortecedores, um design bem moderno, apoio para os pés e um solado um pouco mais alto que o comum. São excelentes para a corrida de rua e ajudam a dar uma grande segurança ao corredor.

Tênis minimalistas

Diferentemente do modelo que acabamos de citar, eles são mais discretos, têm um solado mais baixo e também apresentam uma espécie de amortecedor. Esse calçado também é muito bom para ser utilizado na rua, já que é leve e dá uma grande liberdade de movimento para o corredor.

Contudo, o esforço físico ao utilizar esse tênis tende a ser maior para o atleta, o que pode ou não ser um ponto positivo para o corredor dependendo do treino.

Tênis de competição

Como terceiro calçado para correr na rua, nós podemos citar os tênis de competição, que podem ser vistos como um meio termo entre os modelos tradicionais e os modelos minimalistas. Nos modelos de competição, os calçados tendem a ser muito leves. São maleáveis e também apresentam a tecnologia de amortecimento em suas solas.

Corredores mais avançados costumam fazer uma distinção entre os modelos de tênis para correr e para competir. Porém, como todos os modelos do mercado estão ficando cada vez mais leves — ao ponto de a diferença ser bem pequena —, essa conotação está caindo em desuso. Os tênis de competição também são uma boa pedida para quem deseja correr na rua.

Para quem vai correr em terreno montanhoso

Se você deseja correr em terreno montanhoso (ou irregular) você não tem muita opção. Só estará à sua disposição o modelo de calçado que é conhecido como “montanha”.

Esses calçados costumam ter o solado um pouco mais rígido com algumas estruturas que ajudam a aumentar a aderência do atleta ao terreno (essas estruturas são comumente chamadas de grip).

A altura da sola tende a variar de acordo com o modelo e os atletas que têm uma boa postura de corrida tendem a se adaptar facilmente com esse tipo de tênis.

Para quem vai correr em pista de atletismo

Para todos aqueles que desejam realizar seus treinos em pista de atletismo, só existe um modelo adequado: a sapatilha.

Esse tênis tem solado baixo e otimizado para criar a maior aderência possível entre o atleta e a pista de corrida. O grip desse modelo está localizado prioritariamente na parte frontal da sola.

Esperamos que, com este post, você tenha descoberto qual o melhor tênis de corrida para a sua modalidade! Se você está em busca de uma leitura complementar, leia o nosso artigo sobre como conciliar a corrida com o trabalho!

serra do rio do rastro
Sem Categoria

Desafio Secreto: chega de segredos!

Em 2013, o nosso “mundo runner” deu uma agitada em torno de uma prova. Uma prova inédita, só para convidados, um desafio memorável. Opiniões ficaram

Sem Categoria

Ultra Fiord: rumo aos 70 km

“Vá para calçada!”. Difícil lembrar quantas vezes ouvi essa frase pelas ruas do bairro Jardim América, a minha primeira pista de corrida na capital mineira.

Faça uma aula experimental gratuita